Existem três tipos principais de arquitetura de marca que você pode usar para o seu negócio.
Vamos mergulhar em mais detalhes sobre esses diferentes tipos de arquitetura de marca:
1. Casa das marcas
A estrutura da casa de marcas é a mesma da Proctor and Gamble (P&G), a corporação tem várias marcas distintas em diferentes setores. A P&G tem marcas de cuidados com o bebê, cuidados femininos e cuidados com a casa.
A arquitetura de branding da casa das marcas tem uma marca mestra que pode ter marcas concorrentes nos mesmos segmentos. A P&G, por exemplo, é dona da Luvs e da Pampers, que são duas marcas de fraldas concorrentes.
Essas empresas podem ter marcas concorrentes no mesmo setor porque a estrutura da marca é configurada para que não afetem umas às outras. Se houvesse um problema de produto com a Luvs que chegasse às manchetes, por exemplo, só impactaria a credibilidade da Luvs e não da Pampers.
Com a estrutura da casa de marcas, cada marca é distinta e sua própria entidade, apesar de pertencer à mesma marca mestra.
As empresas que usam a arquitetura de branding da casa das marcas não promovem as várias marcas que possuem. Seus produtos podem apresentar um pequeno logotipo da marca-mestre ou podem ter uma declaração por escrito que diz que a marca faz parte da marca-mestre.
A marca principal pode abster-se de promover suas várias marcas no mesmo setor, para não afetar negativamente as opiniões ou preços de qualidade. Algumas pessoas podem pensar, por exemplo, que a Luvs é uma fralda de péssima qualidade, enquanto a Pampers é incrível. Manter essas marcas separadas é melhor para manter a imagem da marca .
2. Casa de marca
A arquitetura da casa com marca é quando uma marca possui várias entidades que mantêm o nome da marca principal.
Um excelente exemplo disso é a Apple. A arquitetura de marca da Apple inclui:
- Música da Apple
- Apple Watch
- Apple TV
- Iphone da Apple
- Apple iPad
- Apple iMac
- E mais
As pessoas que encontram esses produtos sabem que estão vinculadas à Apple porque o nome da marca principal está associado a cada produto.
As empresas oferecem produtos ou serviços relacionados à marca master com essa estrutura. Com a House of Brands, as marcas da empresa podem abranger setores diferentes e não relacionados, você pode ter uma marca em limpeza doméstica e cuidados de beleza.
A estrutura da casa com marca concentra-se em áreas específicas ligadas à marca original. A Apple, por exemplo, é uma empresa de tecnologia. Seus produtos são relacionados à tecnologia: telefones, relógios digitais, tablets e computadores.
A Apple não criaria uma linha de produtos alimentícios porque ela não se encaixa em sua arquitetura de marca.
Essa arquitetura de marca é usada para ajudar a construir e aumentar a fidelidade à marca . Essas marcas aumentam as ofertas com seu nome anexado para ajudar a melhorar seu alcance, fidelidade à marca e base de clientes.
3. Marcas endossadas
A estrutura de marca endossada é o último tipo de arquitetura de marca que abordaremos nesta lista. Com essa arquitetura de marca, a marca principal é a mãe e as marcas associadas são as irmãs. Os irmãos se beneficiam de sua conexão com a marca master.
Um exemplo de arquitetura de branding de marca endossada é a Kellogg’s. A Kellogg’s oferece inúmeras marcas endossadas por sua empresa, de Pringles a Pop-tarts e Frosted Flakes. Todas essas marcas têm o nome da marca Kellogg’s.
Para essas marcas, a Kellogg’s atua como endossante. O logotipo deles está anexado a todas as embalagens dos produtos, então você sabe que é uma marca Kellogg.
Com a arquitetura de branding de marca endossada, as marcas mestras e irmãs se beneficiam do relacionamento. A confiança da marca-mestre ajuda a construir os produtos, e a qualidade dos produtos constrói a marca-mestre.