8 maneiras de construir sua estratégia de marketing boca a boca

Agora que você conhece os benefícios do marketing boca a boca, como criar uma estratégia de marketing boca a boca eficaz? Confira estas oito táticas que você pode usar, juntamente com exemplos de marketing boca a boca do mundo real para usar como inspiração!

1. Descubra o que o torna único

Quais são suas propostas de venda exclusivas (USPs) ? Seja o mais específico possível. Se você oferece um excelente atendimento ao cliente , como fazê-lo de uma forma única? Sua resposta formará a linha de base para sua estratégia de marketing boca a boca.

Quanto mais nova e notável for a oferta ou comunicação de uma marca, maior a probabilidade de as pessoas quererem falar sobre ela. A criatividade gera memorabilidade.

Exemplo: Chick-fil-A

Um dos exemplos de marketing boca a boca mais reconhecidos é o “meu prazer” da Chick-fil-A. Embora simples, essa tática faz as pessoas falarem por causa de sua distinção. A frase se tornou tão onipresente que muitas pessoas associam automaticamente a terminologia ao restaurante de fast food!

2. Melhore seus pontos de contato existentes

Faça um balanço de todas as interações que os clientes podem ter com sua marca.

Procure maneiras de melhorar um ou mais desses pontos de contato.

Lembre-se, você quer encantar seus clientes. Para fazer isso, você precisará entender as necessidades do seu público e o que eles valorizam. Realize pesquisas de mercado em seus segmentos-alvo e use o que você encontrar para superar suas expectativas.

Exemplo: Amazônia

Você se lembra do quanto o serviço de entrega de drones da Amazon fez as pessoas falarem? A Amazon pegou um ponto de contato padrão (envio e entrega) e inovou nele.

Você não precisa investir tanto , mas use este exemplo como inspiração para inovar em seus pontos de contato. Talvez você possa tornar seu site mais interativo ou gamificar sua experiência de marketing ?

3. Aproveite as revisões

Depois de criar uma experiência agradável, use estratégias para obter mais avaliações . As avaliações estão entre as formas mais potentes de boca a boca, com 93% dos compradores lendo as avaliações online primeiro.

Se você receber críticas negativas, use-as como uma oportunidade para mostrar seu atendimento ao cliente. 

Responder prontamente ajudará qualquer pessoa que veja essa avaliação a pensar mais positivamente sobre sua marca por causa de sua dedicação em responder aos problemas dos clientes.

Exemplo: Firestone Complete Auto Care

A Firestone Complete Auto Care respondeu prontamente a esta avaliação negativa em seu perfil comercial do Google. Ao fazer isso, eles permitem que os futuros leitores saibam o quanto eles se importam com a experiência de seus clientes.

4. Crie emoção e mistério

Quer duas táticas que certamente farão as pessoas falarem? Excitação e mistério.

Quando seus clientes antecipam algo empolgante, eles vão querer falar sobre isso. O mesmo acontece quando eles estão tentando adivinhar o que uma nova revelação pode ser. Seus clientes vão gostar de discutir seus palpites com seus amigos e familiares e desafiá-los a fazer seus palpites.

Exemplo: Starbucks

A Starbucks aproveita bem tanto a emoção quanto o mistério com seus copos sazonais. Essa tática é outra abordagem simples que deixa os fãs leais da Starbucks falando sobre os designs dos copos todos os anos.

5. Dê uma experiência aos seus clientes

Por que excitação e mistério geram buzz? Porque eles constroem experiências.

Use o marketing experimental para consolidar sua marca na mente de seus clientes. Quando a interação deles com sua empresa vai além de uma simples compra para se tornar uma experiência prazerosa, eles formam uma conexão. As pessoas provavelmente compartilharão seu produto ou serviço se se conectarem a ele.

Exemplo: Buc-ee’s

O Buc-ee’s pode ser um posto de gasolina, mas a empresa transforma uma simples parada de viagem em uma experiência. Do mar de bombas e enorme loja aos banheiros imaculados e mercadorias de marca, as pessoas têm muito o que conversar com este posto de gasolina.

6. Crie uma voz de marca notável

Em qualquer lugar que seus clientes interagem com você, eles interagem com a voz da sua marca . Por que não fazer essa voz se destacar e dar aos seus clientes algo divertido para compartilhar?

Exemplo: MoonPie

A conta do Twitter do MoonPie aproveita um tom bem-humorado e irreverente que as pessoas na plataforma adoram compartilhar. Embora esse tom não funcione para todos, encontre o que se alinha com sua marca e público-alvo . Lembre-se: a criatividade impulsiona o boca-a-boca.

7. Crie um personagem ou série de marca relacionável

Quando considero as marcas sobre as quais falo com mais frequência com minha família e amigos, acho que muitas delas têm personagens consistentes que considero relacionáveis e engraçados.

Às vezes, as marcas podem parecer impessoais, mas dar ao seu público um porta-voz do personagem permite que eles se conectem. E quando eles se conectam, é mais provável que se importem o suficiente com sua marca para discuti-la em uma conversa casual.

Exemplo: Fazenda Estadual

State Farm aproveita o personagem, Jake da State Farm, em séries comerciais. O personagem é engraçado, e ele dirige anúncios memoráveis baseados em histórias . Jake da State Farm ficou tão popular que a empresa até criou uma página no Twitter para Jake!

8. Faça parcerias com influenciadores

O marketing de influenciadores aproveita as recomendações diretamente. Com influenciadores bem escolhidos, você recebe endossos autênticos de alguém com amplo alcance cujo público confia neles.

Exemplo: Ana Luísa

Ana Luisa faz parceria com vários YouTubers para mostrar suas joias sustentáveis. A marca até permitiu que influenciadores criassem peças, gerando mais tráfego de espectadores fiéis que podem se sentir mais conectados ao influenciador comprando seu design. Por exemplo, o colar “Hannah” foi desenhado por um YouTuber e recebeu o nome dela.

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