Vou ajudá-lo a começar com o Grunt, um executor de tarefas JavaScript de código aberto que ajudará a automatizar algumas de suas tarefas de desenvolvimento website. Grunt irá acelerar e melhorar seu processo de construção. Meu objetivo com este tutorial do Grunt é fazer com que você experimente as mesmas melhorias de eficiência que ganhei com este incrível executor de tarefas.
Quando comecei meu trabalho como desenvolvedor web front-end na CDNify (somos uma rede de entrega de conteúdo voltada para desenvolvedores web, startups e agências digitais), eu não tinha a menor ideia do que era o Grunt ou como ele poderia melhorar significativamente meu fluxo de trabalho de desenvolvimento . Meses depois, e agora estou usando o Grunt todos os dias. Não consigo imaginar meu fluxo de trabalho de desenvolvimento web front-end sem ele agora.
Resumindo, Grunt é um projeto JavaScript de código aberto que automatiza tarefas repetitivas que você geralmente precisa fazer como desenvolvedor web. Com o Grunt, você pode automatizar tarefas como minificação, teste de unidade e preparação de seus arquivos e ativos do site para uso em produção. Grunt faz isso envolvendo esses processos em tarefas. Alguns exemplos de coisas que você pode automatizar com o Grunt:
- Otimize suas imagens da web para velocidade e desempenho
- Analise seu código em busca de possíveis erros (geralmente chamados de linting )
- Combine seus recursos externos para tempos de carregamento de página mais rápidos
- Aplique seus guias de estilo de codificação para uniformidade e legibilidade em toda a base de código do seu projeto
- Compile seu CSS a partir de seu pré-processador de escolha (por exemplo,
Sass e menos)
Qualquer coisa que você está fazendo repetidamente é um candidato para Grunt. Você pode configurar o Grunt para observar determinados arquivos em busca de alterações e, em seguida, criar os resultados rapidamente.
Usando Grunt em sua equipe de desenvolvimento web
Quando usado em um ambiente de equipe, o Grunt pode ajudar cada pessoa dessa equipe a escrever código que siga os mesmos padrões/guias de estilo.
Detalhes como controlar o recuo do código agora podem ser um processo estrito, pois uma compilação inteira falhará se qualquer parte gerar um erro. Por exemplo, ao recuar o código, você pode impor automaticamente o uso de espaços em vez de tabulações (ou vice-versa, dependendo de suas preferências), o que garantirá que toda a equipe tenha a mesma configuração. Quando um membro da equipe envia o código para o repositório, ele está no formato esperado. Grunt irá ajudá-lo a capturar código desleixado, como ponto e vírgula ausente, instruções de controle sem chaves, variáveis não utilizadas e espaços em branco à direita quando usado em conjunto com suas ferramentas de qualidade de código favoritas (por exemplo, JSHint). Isso é excelente para descobrir erros humanos, bem como não permitir JavaScript válido – mas mal escrito.