Entendendo a versão comentada do modelo HTML5

Os comentários destacados nesta versão do modelo de código HTML5 ensinarão você sobre cada item do documento.

Explicação do modelo HTML5 básico

Este modelo HTML5, na minha opinião, é o mínimo para um documento prático compatível com HTML5. Eu gostaria de elaborar algumas das decisões que tomei com este modelo.

Colocação de roteiros

É uma prática recomendada colocar seus scripts de bloqueio de renderização perto do final do seu documento HTML, logo antes da </body>tag de fechamento (ou optar por não usá-los em primeiro lugar). Isso permite que o conteúdo visual, o CSS e o modelo de objeto do documento sejam renderizados primeiro, melhorando a velocidade percebida e o desempenho de suas páginas da web.

Mas fazer referência a scripts no final nem sempre é possível, então mova suas referências de script para cima no documento HTML, se necessário. Além disso, como forma de aprimoramento progressivo, você deve usar preferencialmente o async atributo HTML5 com suas <script>referências para que elas possam carregar de forma assíncrona e paralela, pelo menos em navegadores da Web que sejam capazes de fazê-lo. Muito utilizado em sites de criação de sites São Paulo e de outros ramos de atividade.

Suporte do IE 9 e abaixo com o modelo HTML5

Apesar dos esforços louváveis da equipe do Internet Explorer para que seus usuários atualizem para a versão mais recente do navegador, a realidade é que ainda há muitas pessoas que usam o IE 9 e inferior.

Para poder renderizar novos elementos HTML5 e consultas de mídia, este modelo tem um comentário condicional para servir html5shiv de Alexander Farkas e Respond.js de Scott Jehl.

Eles serão servidos por meio de uma CDN pública confiável. O comentário condicional só carregará esses scripts para usuários no IE 9 e inferior.

Isso instrui explicitamente o Internet Explorer a usar o mecanismo de layout mais atual disponível na máquina do usuário. À medida que avançamos para o futuro e o uso de navegadores IE desatualizados não é mais um problema, eu adoraria poder remover esses itens específicos do navegador do modelo.

Muitos argumentarão comigo que a marcação específica do navegador não pertence a um clichê genérico, mas estou favorecendo a praticidade/pragmatismo sobre a semântica neste caso.

Um pouco de marcação extra e servir condicionalmente a dois pequenos scripts apenas aqueles que exigem isso é um compromisso razoável para poder usar elementos HTML5 e consultas de mídia.

Ícones da tela inicial do Android e iOS para o modelo de código HTML5

Cerca de 36% deste modelo HTML5 já é para oferecer suporte a uma família de navegadores específica, então decidi não incluir as referências do ícone da tela inicial por padrão. No entanto, é uma boa ideia adicionar ícones de tela inicial do Android e iOS para suas páginas da web, porque esses são dois sistemas operacionais móveis muito populares.

Estilo de recuo HTML

Minha preferência por documentos HTML é iniciar o recuo no primeiro elemento filho dentro do <body> elemento. Isso é mais prático e legível para um desenvolvedor porque depois que os itens padrão são definidos, eles raramente mudam enquanto estamos desenvolvendo a marcação frontal.

No entanto, o que muda com bastante frequência enquanto desenvolvemos o front-end são as coisas dentro do <body> elemento. Por exemplo, costumo atualizar hierarquias de elementos, tipos de elementos e estruturas aninhadas com bastante frequência enquanto estou construindo o layout e a estrutura de conteúdo.

Deixe um comentário