Os serviços de telefonia VoIP (Voice over Internet Protocol) existem desde 1995. No entanto, antes do aumento da quantidade de trabalho remoto que vimos na última década, os serviços de telefonia VoIP eram principalmente para uso residencial.
Com o surgimento de aplicativos VoIP em nossos dispositivos inteligentes como o FaceTime do iPhone, WhatsApp e Facebook Messenger, não há mais uma alta demanda para usar serviços de telefone VoIP como uma alternativa econômica para um telefone fixo pessoal.
Como resultado, os provedores de VoIP mudaram de marcha. Eles começaram a fornecer seus serviços para empresas de pequeno e médio porte para atender às suas necessidades profissionais – seja fax ou chamadas de longa distância entre os Estados Unidos.
O que são serviços de telefonia VoIP?
Um telefone VoIP usa redes IP para executar funções básicas de telefone. Você pode enviar e receber chamadas telefônicas sem uma conexão física com uma rede telefônica pública comutada (PSTN) tradicional de um provedor de linha fixa.
Existem duas formas de serviços de telefonia VoIP – gratuitos e pagos. Aplicativos VoIP gratuitos como WhatsApp , Viber e Skype são ótimos para uso pessoal, mas podem não oferecer todos os recursos que você precisa para negócios.
Como funciona um telefone VoIP?
Ao contrário de um telefone fixo tradicional, você pode configurar seu telefone VoIP em apenas alguns minutos. Tudo o que você precisa é de um provedor de VoIP, plano de serviço e uma conexão de internet sólida para começar.
A maioria dos provedores de serviços de telefonia VoIP usa uma abordagem SaaS sob demanda para fornecer seus serviços, o que significa que eles fornecem seus serviços por meio de uma assinatura mensal baseada em nuvem. Você deve escolher um provedor que atenda às suas necessidades e adquirir o plano que faz mais sentido para o seu negócio.
Qual é a diferença entre um telefone fixo PSTN e um telefone VoIP?
A principal diferença entre um telefone fixo PSTN e um telefone VoIP é como os dados – sua mensagem de áudio – viajam do ponto A ao ponto B.
Um telefone fixo PSTN usa comutação de circuito para transferir bits de áudio. Apenas operadoras de telefonia fixa podem acessar ou configurar os circuitos. É daí que vem o nome “Rede Telefônica Pública Comutada”! Os provedores de VoIP usam comutação de pacotes para transferir dados. A comutação de pacotes divide o áudio ou outras informações em pequenos pedaços, que então viajam de um servidor para outro, onde são remontados em sua ordem correta.