5 benefícios comerciais de ter um site atraente

Existem quase dois bilhões de sites online agora enquanto escrevo este artigo, e provavelmente haverá mais quando você estiver lendo. Isso significa que há muita competição por atenção. As pessoas podem estar passando mais tempo online do que nunca, mas você tem apenas alguns segundos para causar uma boa primeira impressão e mantê-las engajadas com seu site.

Por que isso é importante? Muito simplesmente, se as pessoas estão gastando mais tempo em seu site, geralmente significa que encontraram algo de interesse e relevância para elas. Isso provavelmente significa que você está alcançando o tipo certo de público para sua organização, dando a você a oportunidade de contar sua história e criar um relacionamento com novos clientes. 

Além disso, muitos especialistas em SEO acreditam que o ‘ tempo de permanência ‘ é um importante fator de classificação nos algoritmos dos mecanismos de busca. Se as pessoas passam um tempo (relativamente) longo em seu site depois de encontrá-lo por meio de uma pesquisa, isso sugere que elas encontraram o que estavam procurando. E esse é um site que os motores de busca vão querer dar uma classificação alta para pesquisas semelhantes.

5 benefícios comerciais de ter um site atraente

Tudo isso para dizer que um design de site profissional e atraente é essencial para chamar a atenção das pessoas e mostrar sua marca. Aqui estão cinco benefícios que um belo site pode trazer:

1. Atraia (e retenha) novos clientes

As primeiras impressões são sempre importantes, mas elas realmente contam no mundo digital quando você tem apenas milissegundos para causar impacto . À medida que seu site carrega, você quer que o usuário sinta algo instantaneamente, faça uma conexão com sua marca. Isso fixará a atenção deles por mais tempo, incentivando-os a explorar mais. 

Isso também tornará seu site mais memorável para eles, dando a você uma vantagem competitiva instantânea na próxima vez que eles procurarem algo que sua organização possa oferecer.

O Efeito Estético-Usabilidade 

A pesquisa mostrou que as pessoas são mais tolerantes com pequenos problemas de usabilidade se acharem um site visualmente atraente. Isso ocorre porque as pessoas que acham os produtos esteticamente agradáveis ​​tendem a percebê-los como mais úteis do que alternativas menos atraentes. 

Pense em como a Apple investiu tanto para fazer seus produtos parecerem fantásticos e como isso se tornou um ponto de venda tão importante. Um site com boa aparência é o primeiro passo para criar confiança com seu público.

Melhore seu resultado final

A taxa de conversão do site é essencialmente a proporção de visitantes que acabam completando uma ação desejada – pode ser fazer uma compra, inscrever-se em uma lista de e-mails ou fazer uma consulta direta. A taxa de conversão média é estimada em 2,35% , mas os principais sites estão atingindo dois dígitos. 

Um estudo da Forrester Research descobriu que uma interface de usuário bem projetada pode aumentar a taxa de conversão do seu site em até 200% , enquanto um design de experiência do usuário melhor pode gerar taxas de conversão de até 400%. Muito simplesmente, um site bonito é melhor para os negócios.

Fortaleça a identidade da sua marca 

Um site atraente envia instantaneamente uma mensagem importante sobre sua marca – que você se importa. Em outras palavras, se você está disposto a investir tempo e recursos na construção de um belo site, provavelmente leva a sério seu produto e atendimento ao cliente. Além dessa primeira impressão, seu site também é onde você pode comunicar sua identidade e valores comerciais mais amplos. 

Tudo, desde as cores que você usa até o tipo de letra e o layout, transmitirá uma mensagem sobre sua marca – torná-los atraentes e consistentes ajudará a construir reconhecimento e credibilidade.

Faça uma conexão emocional

Estudos mostraram que a emoção está entre os fatores mais importantes para a fidelização do cliente a uma determinada marca. Os consumidores emocionalmente conectados são consideravelmente mais valiosos para sua organização: eles provavelmente gastarão mais, repetirão as compras e recomendarão você a outras pessoas. 

Assim como na construção de uma identidade de marca consistente, o design do seu site é crucial para criar uma conexão emocional com seu público. 

Como diz o ditado, “a beleza está nos olhos de quem vê”. Pessoas diferentes podem ter visões muito diferentes sobre o que torna um site atraente ou não, mas são as opiniões do seu público-alvo que contam mais. Aqui estão algumas dicas de práticas recomendadas para tornar seu site visualmente atraente para os usuários.

Evite a desordem: menos é geralmente mais com web design

Um layout simples e limpo geralmente é elegante e permite que você chame a atenção do usuário para as partes mais importantes do seu site. Sua página inicial deve fazer com que os usuários explorem mais, portanto, não os assuste com elementos desnecessários e desordem.

Concentre-se no visual: uma imagem bem escolhida pode fazer uma grande diferença na forma como as pessoas percebem seu site. Uma agência de design descobriu que apenas alterar a imagem principal no site de um cliente aumentava o tempo médio do usuário no site em 43% . Gráficos, animações e vídeos também podem ter um grande impacto no seu público. Vale a pena investir algum tempo para obter os elementos visuais certos em seu site (e, se possível, testá-los!).

Considere o seu esquema de cores 

Tente escolher tons que sejam acolhedores ou calmantes para os olhos e tome cuidado para não combinar cores. Se certas cores já são uma parte essencial da identidade da sua marca, elas devem ser incorporadas ao design do seu site para promover o reconhecimento. Caso contrário, pense na resposta emocional que as cores diferentes desencadeiam e como isso se compara à mensagem que você deseja enviar. Por exemplo, o azul é frequentemente associado à confiança e segurança, enquanto o preto é normalmente associado à qualidade. 

Use uma fonte acessível 

O mais importante com as fontes é que elas sejam fáceis de ler. Mantê-lo simples com preto e branco geralmente é uma boa opção, mas se você quiser usar cores, certifique-se de que o texto esteja claramente visível no plano de fundo. Além disso, a escolha da fonte dependerá da personalidade da sua marca e do público-alvo.

Pense em dispositivos móveis

As estatísticas sugerem que cerca de dois terços do tráfego da Web agora vem de dispositivos móveis. É essencial que seu design da web seja compatível com dispositivos móveis e tablets, portanto, certifique-se de testá-lo completamente em todos os dispositivos antes de entrar no ar.

Essas são algumas idéias básicas para você começar. Lembre-se de que é importante ouvir o que seu público-alvo deseja e testar variações de design em seu site para ver o que oferece os melhores resultados para sua organização.

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