4 dicas para começar com web design emocional

Agora vamos mergulhar em quatro dicas para incorporar elementos de design que atraem as emoções dos visitantes e atendam melhor às suas necessidades.

1. Faça um mergulho profundo qualitativo e desenvolva as personas do usuário final

Sempre que estou iniciando um novo projeto de web design (grande ou pequeno), pesquiso os usuários finais de um cliente para descobrir oportunidades e traçar objetivos finais para o projeto. Você pode identificar facilmente seus usuários finais observando seus dados demográficos no Google Analytics e combinando-os com o que você sabe sobre sua base de usuários. Com essas informações, você pode começar a criar personas alvo .

  Assim que identifico as personas-chave para um projeto, gosto de colocar meus “óculos de usuário final” para me ajudar a ver um site através de seus olhos. Fingindo ser o usuário final, executo as seguintes etapas:

  • Chego ao local com um objetivo definido (por exemplo, comprar um par de sapatos).
  • Tomo nota de todas as emoções e reações que tenho ao navegar no site.
  • Eu pergunto: “Este site fornece valor para mim (o usuário) em cada etapa do processo de conversão?”
  • Identifico quaisquer obstáculos que me impeçam de comprar ou enviar um formulário de contato.
  • Eu executo as mesmas etapas em um tablet ou dispositivo móvel para avaliar UX, identificar etapas ausentes e identificar informações pouco claras.

 Em seguida, repito os mesmos passos ao usar sites concorrentes, mantendo anotações o tempo todo. Assim que tenho todas as minhas anotações, tiro meus “óculos de usuário final” e começo a entender as reações que tive em cada site. Essa é a minha maneira favorita de fazer uma análise competitiva qualitativa, e me colocar no lugar do usuário final me permite criar designs que agradem melhor às suas necessidades e emoções.

2. Envie pesquisas de usuários on-line

As pesquisas on-line são uma ferramenta muito útil quando você deseja feedback direto dos usuários finais sobre suas necessidades e emoções que seu site evoca. Eu gosto de combinar meu “mergulho profundo qualitativo” acima com o feedback dos usuários finais para criar um plano de projeto de web design. Antes de começar a pensar nas perguntas que deseja fazer aos participantes, você deve identificar claramente os objetivos de sua pesquisa.

Pergunte a você mesmo as seguintes questões:

  • O que quero saber quando esta pesquisa estiver concluída?
  • Por que eu quero saber isso, e o que vai provar isso?
  • Qual eu acho que será o resultado?
  • Como analisarei meus dados para responder às minhas perguntas?
  • Existem fatores adicionais que eu preciso levar em consideração?

Você pode facilmente configurar pesquisas de usuários usando Hotjar ou Crazy Egg vinculados ao Survey Monkey .  

 Depois de coletar as respostas, você pode comparar o feedback e identificar oportunidades para atender melhor às necessidades dos usuários com seu design.

3. Realizar testes de preferência

Em seguida, os testes de preferência ajudam você a explorar insights e emoções do público para refinar o design do seu site. Digamos que você iniciou seu projeto de web design depois de realizar a pesquisa inicial e entrou na fase de wire framing ou prototipagem. Se você deseja obter feedback sobre seus protótipos, os testes de preferência rápidos são uma maneira econômica de obter insights de novos olhos.

Existem muitas ferramentas de preferência por aí, como o UseHub , que podem conectar você com o público para validar suas escolhas de design da web ou guiá-lo em uma nova direção.

4. Adicione conteúdo informativo, tranquilizador e persuasivo ao seu site

Minha última dica não é realmente um teste, e é totalmente grátis se você dedicar um tempo para prestar atenção aos detalhes do seu projeto de design. Ao percorrer os testes acima, você provavelmente encontrou áreas de tensão do usuário e potencialmente alguma resistência à conversão. A tensão do usuário geralmente se deve à falta de seu site:

  • Conteúdo informativo, tranquilizador e persuasivo
  • Segurança visual ou sinais de segurança
  • Prova social
  • Chamadas para ação claras (CTAs)

 Depois de identificar as áreas de tensão, você pode escrever conteúdo para abordar as preocupações dos usuários e ajudá-los a se sentirem confiantes em fazer negócios com você.

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