Uma pergunta que muitas pessoas que estão abrindo uma empresa fazem é: Preciso ter um contador ou posso viver sem esse serviço?
O fato é que é impossível conseguir operar sem um contador e, ao longo desse conteúdo, você vai entender o motivo disso!
Vamos lá!
Ter um contador é obrigatório?
Essa pergunta é, sem dúvida, a primeira coisa que todo contador ouve quando está atendendo alguém que deseja começar uma empresa.
A resposta é sim, com exceção do MEI, todas empresas são obrigadas a trabalharem com um contador.
O que um contador faz em uma empresa
Para entender o importante papel de um contador, vamos analisar nossa própria vida pessoal. Como você bem sabe, nós pagamos imposto sobre tudo que compramos, sobre o imóvel que moramos, o automóvel, etc.
Saiba que em uma empresa o quadro não muda muito, mas, o número de impostos é maior e mais complexo.
Dentre outras funções, o contador é quem tem a responsabilidade de manter a empresa em dia com seus pagamentos tributários, gerar e consultar nota fiscal por CPF, etc.
Quais são os riscos de ficar sem contador
Embora, como dito anteriormente, seja impossível ficar sem um contador, insistir no erro pode trazer diversas consequências para a empresa.
Para demonstrar isso, separamos abaixo alguns exemplos do que aconteceria em uma empresa sem contador:
Custos excessivos
As atividades da Empresa (CNAE) e o regime tributário é algo que deve ser feito por profissional capacitado uma vez que a definição errada poderá levar a custos excessivos.
Isso acontece devido a mudanças tributárias de acordo com o que é preenchido nos dois itens citados acima.
Claro que também não podemos esquecer a lentidão na abertura de um CNPJ quando isso não é feito pelo contador.
Demora em processos burocráticos
Quando alguém deseja se tornar pessoa jurídica, ou seja, abrir um CNPJ. Muitos processos burocráticos entram em andamento e isso pode se tornar lento, demorado e confuso para o empresário.
Quando o contador entra em ação, ele já sabe como realizar cada etapa do procedimento, como se preparar para qualquer imprevisto e, o que é melhor ainda, como fazer da maneira certa.
Confusão no pagamento de impostos
Ninguém quer sonegar imposto e, é claro, ninguém quer pagar impostos a mais do que é preciso.
O fato é que sem o auxílio de um contador, que irá verificar o regime tributário e a classificação de atividades da empresa, é bem possível que qualquer uma das possibilidades citadas acima aconteça.
Alto risco de endividamento
O risco de endividamento é muito alto quando não se tem um contador verificando prazos, taxas e valores que devem ser pagos.
Muitas vezes as taxas mudam, a carga tributária é alterada e prazos são alterados. O contador nunca irá deixar passar nada em branco, mantendo seu negócio em dia com a fiscalização tributária.
Problemas com a fiscalização
Problemas com o fisco podem acabar atrapalhando muito a operação da empresa, principalmente se algo estiver errado.
Abaixo segue alguns itens que podem gerar dor de cabeça.
- Guias de pagamentos
- Contrato social
- Livros da contabilidade
- Balanços
Se houver complicações nos itens citados acima, a empresa pode ser complicar muito e, isso não aconteceria com um contador competente trabalhando na empresa.
Agora que você conhece todos os riscos de não ter contador na sua empresa, veja abaixo algumas atividades que esse profissional desenvolverá na sua empresa:
- Cálculos de impostos
- Cálculos de pró-labore
- Verificar possibilidades de reduzir custos
- Conduzir balanços
- Fechar folha de pagamento
Todas as tarefas citadas acima exigem pessoa especializada e, agora você está de fato convencido que é impossível ficar sem contador em uma empresa.
Conclusão
Agora que você chegou até aqui, provavelmente já deve estar procurando um contador, não é mesmo? Lembre-se de encontrar um profissional que, realmente, irá fazer a diferença no seu negócio.
Até mais!