A norma reguladora NR12 para elevadores de carga

Sujeitos a normas particularmente rigorosas, os elevadores de carga utilizados em todo o mundo transportam pessoas e mercadorias a alturas com total segurança. 

No entanto, as regras e regulamentos nacionais aplicáveis ​​a essas máquinas são regidas pelos padrões estabelecidos pela NR12.

A norma reguladora NR12 para elevadores de carga

Na nova norma nr12 para elevadores de cargas e objetos, aborda isso oferecendo requisitos acordados, abordando isso oferecendo requisitos acordados internacionalmente, que podem ser usados ​​em todas as áreas econômicas do Brasil e cumprir todas as leis locais.

Elevadores de cargas são meios de transporte verticais com mil anos, mas os primeiros exemplares motorizados têm pouco mais de um século. Uma vez dentro dessas estranhas cabines, pessoas e mercadorias tornam-se viajantes imóveis à mercê de qualquer incidente. Daí a importância primordial das soluções de segurança exigidas na R12.

Confira estas regras a serem observadas para garantir a segurança e a conformidade de um elevador de carga.

Normalmente, quando um elevador é instalado pela primeira vez, é necessária uma inspeção completa, após a qual deve ser realizada anual ou semestralmente para garantir operações sem problemas. 

As inspeções de elevadores são vitais para garantir total segurança e conformidade, e não devem ser substituídas por manutenção regular. Durante uma inspeção de elevador, certifique-se de realizar testes de elevador para verificar se o elevador está operando com eficiência máxima e está em boas condições para transportar sua capacidade máxima de peso.

Em propriedades e edifícios onde cargas pesadas são frequentemente transportadas, este processo é especialmente importante. Assim que a inspeção do elevador for concluída com sucesso, será emitido um certificado de operação, e recomendamos afixá-lo no elevador.

A manutenção regular é a chave para garantir que seu elevador passe nas verificações de inspeção da NR12 e seja certificado como compatível com os padrões de segurança. Durante a manutenção, problemas em potencial ou assuntos que requerem atenção surgirão e as medidas necessárias serão tomadas para repará-los, para que mais danos possam ser evitados.

A acessibilidade da sala deve ser priorizada e facilitada para os técnicos de elevadores. Isso significa que a sala não deve ser usada para armazenar equipamentos de limpeza, como baldes e esfregões, pois esses objetos representam obstáculos e riscos de incêndio. Além disso, armazenar materiais inflamáveis ​​como tintas e líquidos de limpeza industrial não é seguro.

A manutenção regular revelará problemas com iluminação quebrada ou defeituosa, pontos insalubres ou anti-higiênicos, água ou detritos e qualquer mau funcionamento em operações cruciais, como a campainha de emergência ou serviço de resgate.

Conhecer os problemas mais comuns com os quais seu elevador de carga se depara ajudará a desenvolver soluções e sistemas que permitem que você os esvazie e tome as medidas apropriadas para evitar que ocorram ou corrigi-los antes que os danos aumentem com os custos de reparo. 

Se a sua última manutenção de elevador foi há algum tempo, você pode enfrentar problemas como contaminação no óleo e lubrificação do elevador, roldanas do elevador desgastadas e rolamentos do motor do elevador com defeito.

Deixe um comentário