Configurando seu próprio pacote Bower

Muitos de nós usamos o mesmo conjunto de dependências em nossos projetos de desenvolvimento. E alguns de nós até têm vários conjuntos de dependências, como um conjunto para nossos projetos pessoais e outro conjunto para projetos relacionados ao trabalho. Você pode ter se encontrado sempre usando as mesmas dependências de terceiros, Sass para escrever CSS, Angular para funcionalidade de front-end, HTML5shiv para suportar navegadores antigos etc, em seus diferentes projetos de desenvolvimento. Portanto, seria mais eficiente e gerenciável configurar uma espécie de modelo para suas dependências. Podemos fazer isso criando nosso próprio pacote Bower personalizado.

Isso é feito criando um arquivo de manifesto chamado bower.jsonna pasta raiz do seu projeto. Você pode criar bower.jsonmanualmente usando um editor de texto ou um editor de código-fonte , mas é mais conveniente fazer isso por meio da linha de comando usando o initcomando .

bower init

A emissão do initcomando fornecerá prompts para preencher detalhes sobre seu pacote Bower, como nome, versão, descrição etc.

Se você já tiver outros pacotes do Bower instalados antes de executar o initcomando, o Bower perguntará se você deseja incluí-los como dependências em seu bower.jsonarquivo. Em seguida, incluiremos outros pacotes em nosso próprio pacote Bower, especificando-os como dependências. Fazemos isso emitindo o installcomando com a –saveopção (ou seu atalho -S) para informar ao Bower que queremos incluir o pacote que estamos instalando em nosso bower.jsonarquivo de manifesto.

Vamos configurar o pacote para incluir jQuery, Normalize.css e HTML5shiv.

bower install jQuery –save

bower install normalize.css -S

bower install html5shiv –save

Nota: Para ferramentas de desenvolvedor como linters de código, compressores CSS e testes de unidade, ou seja, pacotes que são usados apenas durante o desenvolvimento, use a –save-devopção.

Isso incluirá o pacote no seu bower.jsoncomo uma dependência de desenvolvedor (que está listada no devDependenciesobjeto JSON em seu arquivo de manifesto). Agora, sempre que você quiser instalar seus pacotes em outro projeto de desenvolvimento web, basta usar o installcomando Bower seguido da localização do seu pacote Bower personalizado. Então, se você quiser personalizar seus pacotes para esse novo projeto, poderá modificar seu bower.jsonarquivo.

Se você quiser configurar seu bower.jsonarquivo manualmente ou adicionar outras configurações além das criadas por bower init, leia as especificações JSON de Bower .

Comandos úteis do Bower

Aqui estão alguns outros comandos básicos que certamente ajudarão. (Para ver todos os comandos do Bower, vá para a lista de comandos do Bower .)

Veja todos os seus pacotes Bower

Se você se afastou por muito tempo de um projeto de desenvolvimento, digamos que você esteja fazendo manutenção ou redesenho para um cliente daqui a alguns anos, um comando útil que irá lembrá-lo de quais pacotes você usou no projeto é o listcomando.

bower list

O que é ótimo nesse comando é que o Bower também verificará se há novas versões de seus pacotes disponíveis. 

Atualizando seus pacotes

É crucial, no mínimo, atualizar suas dependências de terceiros sempre que houver um patch de segurança. Fazer isso manualmente em todos os seus projetos de desenvolvimento (para dizer o mínimo) é bastante demorado, tedioso e propenso a erros.

Mas com Bower, tudo que você precisa fazer é emitir o updatecomando. Para atualizar um pacote específico, basta usar o updatecomando seguido do nome do pacote. Vamos atualizar o jQuery:

bower update jquery

Usando o updatecomando sem nenhuma opção ou argumento de nome de pacote, Bower assume que você deseja atualizar todos os pacotes desatualizados para criação de um site profissional.

bower update

Desinstalar Pacotes Bower

Se você deseja remover um pacote, basta usar o uninstallcomando:

bower uninstall jquery

Deixe um comentário