O que é um modelo de atribuição de marketing?

Um modelo de atribuição de marketing determina como o crédito por vendas e conversões é atribuído a pontos de contato específicos na jornada de um cliente .

Um ponto de contato refere-se às interações do cliente em sua jornada para comprar seus produtos ou serviços. Por exemplo, um ponto de contato pode ser um e-mail , formulário de contato ou telefonema .

Tipos de modelos de atribuição de marketing

Existem vários tipos de modelos de atribuição de marketing para ajudá-lo a acompanhar o sucesso de suas estratégias de marketing para expandir seus negócios.

Primeira interação

Em um modelo de atribuição de primeira interação, todo o crédito da conversão iria para o primeiro ponto de contato. Portanto, se um cliente descobrisse sua página de mídia social , visualizasse seu conteúdo e fizesse uma compra, sua página de mídia social receberia o crédito pela conversão.

Um modelo de primeira interação é útil se você quiser saber como os clientes descobriram sua empresa.

Última interação

Em um modelo de atribuição de última interação, todo o crédito da conversão iria para o último ponto de contato na jornada do cliente . Por exemplo, se um cliente encontrasse uma de suas postagens de blog em um mecanismo de pesquisa, navegasse em sua página de mídia social e decidisse preencher seu formulário de contato, o crédito pela conversão iria para a mídia social .

Quer analisar quais calls to action (CTAs) e campanhas são mais eficazes para incentivar os usuários a entrar em contato com sua empresa ou fazer uma compra? Então um modelo de última interação pode ser uma boa opção para você.

Linear

Com um modelo de atribuição linear, cada ponto de contato na jornada do cliente recebe crédito igual pela conversão. Portanto, se um usuário descobrir sua empresa nas mídias sociais, ler uma de suas postagens de blog e depois decidir ler suas avaliações antes de comprar um produto, cada ponto de contato receberá crédito pela conversão.

Um modelo de atribuição linear ajuda a visualizar toda a jornada de seu cliente, desde o reconhecimento até a compra.

Decaimento do tempo

Em um modelo de atribuição de redução de tempo, o crédito pelas conversões é dado a cada ponto de contato, mas não igualmente. Por exemplo, o último ponto de contato receberia uma porcentagem maior do crédito do que o primeiro ponto de contato, pois está mais próximo da conversão.

Se você deseja analisar as etapas que os usuários realizam antes de se tornarem clientes, um modelo de redução de tempo pode ser perfeito para o seu negócio.

Qual modelo de atribuição de marketing é o melhor para sua empresa?

Com tantos modelos para escolher, você pode se perguntar qual deles é o ajuste certo para o seu negócio. Felizmente, com ferramentas como o Google Analytics , você pode alternar facilmente entre visualizações para analisar seus resultados de diferentes modelos a qualquer momento.

Dito isto, você pode querer se concentrar em um ou dois modelos de atribuição específicos. A escolha do melhor modelo para o seu negócio pode depender das suas necessidades e objetivos atuais.

Por exemplo, se você deseja se concentrar no reconhecimento da marca , o primeiro modelo de interação pode ser útil porque ajuda a descobrir quais canais os usuários descobriram sua empresa pela primeira vez.

Por outro lado, se você quiser saber quais campanhas são mais eficazes para gerar conversões, o foco no modelo de decaimento do tempo ou da última interação pode ser uma ótima opção para sua empresa. E se você quiser analisar a jornada do seu cliente desde o reconhecimento até a conversão, você pode usar um modelo linear para visualizar cada passo que seus clientes deram no caminho para fazer uma compra.

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