Práticas recomendadas de design de sites
Seu site é o coração da sua campanha de marketing digital. Muitos dos canais que você usa serão projetados para direcionar os usuários a ele, e é onde eles podem aprender sobre sua empresa, encontrar informações importantes e tomar medidas para se tornarem clientes.
Em muitos casos, também será o que causará uma primeira impressão nos membros do seu público-alvo – e o web design desempenha um papel importante para saber se essa impressão é boa. Os visitantes geralmente fazem julgamentos rápidos sobre sua empresa segundos após chegarem ao seu site, e o design pode ser o fator que determina se eles permanecem por tempo suficiente para aprender o que você tem a oferecer.
O design também afeta a forma como as pessoas interagem com seu site. É o que os ajuda a navegar em suas páginas, ler seu conteúdo e realizar ações que os aproximam de uma compra.
1. Crie um design adequado ao seu negócio de Motoboy ou outros ramos.
Todo mundo sabe que não deve julgar um livro pela capa – mas isso não impede que a maioria das pessoas julgue uma empresa pelo site. Seu web design tem um enorme impacto na forma como as pessoas percebem seu negócio e na qualidade de seus serviços.
Se você já tem uma marca estabelecida, manter essa marca em seu site pode ajudar bastante na construção de confiança com os visitantes. Você quer que eles cheguem ao seu site e pensem imediatamente no seu negócio.
A partir daí, um design simples e moderno costuma ser a melhor escolha. Designs ocupados podem distrair os usuários do seu conteúdo e prejudicar suas chances de conversão.
Você também deve garantir que seu design seja consistente em todo o site. Isso proporcionará uma sensação coesa e proporcionará aos usuários uma experiência positiva.
Existem outras maneiras de usar o design para melhorar a aparência do seu site dependendo da marca e dos objetivos da sua empresa, mas você pode considerar incorporar fotos e vídeos atraentes, focar na legibilidade ou criar CTAs de destaque. Seu design pode moldar como os usuários interagem com seu site e quais ações eles realizam, e é importante ter essas ações em mente ao elaborar os detalhes de cada página.
2. Opte por uma navegação simples
Os usuários precisam encontrar rápida e facilmente as informações que desejam em seu site. Se eles não puderem acessar os detalhes de que precisam para tomar uma decisão informada, é improvável que eles convertam.
Isso significa que sua navegação pode ser um fator importante para o seu sucesso, e deve ser o mais simples e organizada possível. Na maioria dos casos, isso significa criar uma barra de navegação horizontal na parte superior da página com categorias simples.
Sua navegação deve ter títulos simples divididos por tipo de produto, serviços, locais ou outro tipo de categoria lógica que faça sentido para sua empresa. Você pode usar menus suspensos abaixo desses títulos com mais categorias, se necessário.
Certifique-se de que suas categorias estejam organizadas logicamente de uma maneira que facilite para os usuários determinarem qual delas tem as informações de que precisam. Pense como seu público e considere o que você procuraria se quisesse informações sobre um produto ou serviço específico.
Você também pode adicionar links úteis ao seu rodapé. Quando as pessoas rolam até o final de uma página, elas devem considerar a navegação. Isso evita que eles tenham que rolar para cima e para baixo para encontrar informações.
Sua navegação desempenha um papel crucial para manter os usuários em seu site e pode ajudar os usuários a encontrar as informações que desejam e manter o envolvimento com seu conteúdo.