Softwares de gestão: o que são e quais vantagens oferecem

Cada vez mais ouvimos falar de software de gestão. Mas o que são eles? Neste artigo tentaremos lançar alguma luz sobre os programas de gestão, que simplificam a gestão de uma empresa, sobre as vantagens que deles podem derivar e, por fim, sobre os vários tipos de software de gestão.

O que é um software de gestão

Um software de gestão é um programa de computador que permite a automatização de determinados processos de negócio. A difusão desse tipo de produto nas empresas, é claro, seguiu o destino da tecnologia da informação: quanto maior a disseminação dos computadores pessoais, maior sua fortuna.

Hoje, quando a tecnologia da informação é prerrogativa de todos, é praticamente impossível pensar em fazer a gestão de uma empresa sem utilizar um programa de gestão. Muitas vezes, o sucesso ou fracasso de uma empresa passa justamente pela otimização dos processos industriais. E, nesse sentido, o software de gestão representa a pedra angular.

Antes de ver o que são softwares de gestão, vamos entender quais podem ser as vantagens decorrentes de seu uso.

Vantagens do software de gestão

O uso cada vez mais massivo de software de gestão não pode ser ditado apenas pela disseminação de ferramentas de TI. É claro que esta decisão é ditada por uma série de vantagens do software de gestão. Em geral, podemos resumi-los da seguinte forma:

Mais rápido, mais preciso, mais seguro

Um sistema de computador, como se sabe, permite fazer qualquer tipo de operação com muito mais rapidez; não apenas com rapidez, mas também com maior precisão, muitas vezes pulando etapas que, ao contrário, deveriam ser executadas “manualmente”.

A possibilidade de poder guardar qualquer documento, mesmo em várias cópias, sem necessidade de grandes espaços, garante um nível de segurança muito elevado.

Análise, cruzamento de dados e relatórios

Um software de gestão não só permite realizar as operações habituais, como amplia as possibilidades; uma das principais vantagens reside na possibilidade de realizar análises, mesmo muito aprofundadas, em muito pouco tempo.

É possível modular a estratégia empresarial de acordo com os indicadores considerados relevantes para o negócio; além disso, permite a realização de relatórios periódicos para manter esses indicadores sempre sob controle.

Uso remoto

A disseminação da web nos últimos anos mudou e está mudando nossa abordagem, mesmo no mundo do trabalho; se olharmos de volta, percebemos que há cada vez mais centros de coleta de dados, aos quais mais pessoas se referem.

Isso também aconteceu nos softwares de gestão, onde a introdução da nuvem possibilitou o armazenamento de dados em servidores compartilhados, que podem ser acessados ​​por várias pessoas da empresa;

Redução de tempo e custos de mão de obra

Se um trabalho pode ser feito mais rapidamente, quase sempre, significa que pode ser feito de forma mais econômica; com software de gestão, como visto, muitas operações podem ser realizadas de forma extremamente simplificada; isto equivale a custos de mão-de-obra significativamente mais baixos.

Essas são algumas das principais vantagens das quais você pode se beneficiar se usar sistemas de gerenciamento. É claro que existem muitos outros, alguns específicos para determinados setores, que tornam o uso desses softwares ainda mais vantajoso.

Tipos de software de gestão

Existem inúmeros tipos de software de gestão, que diferem nas funcionalidades que oferecem. Muitas vezes, também existem soluções de programas de gestão projetadas especificamente para setores específicos.

Por outro lado, alguns são mais genéricos e se adaptam a qualquer tipo de empresa, até mesmo a profissional. Então vamos ver os diferentes tipos de software:

Software de gerenciamento de cobrança

O software de gerenciamento de faturamento talvez seja o mais difundido entre os programas de gerenciamento; como o próprio termo diz, esses softwares são capazes de cuidar da contabilidade da empresa, nos mínimos detalhes.

A sua comodidade é tal que, em alguns casos, foi desenvolvido software de gestão de facturação para profissionais, ou seja, versões com menos funções do que as anteriores, dedicadas ao profissional que pretende manter as suas contas sob controle.

Software de gestão de restaurantes

Hoje estamos cada vez mais acostumados a ver garçons fazendo reservas e pedidos com um tablet; a razão é simples: o software de gestão de restaurantes começou a se espalhar também no negócio de restaurantes, que são capazes de gerenciar, como mencionado, mesas, mas também estoques, listas de preços e muitos outros aspectos.

Software de gestão de condomínio

Um software de condominio funciona de maneira simples. Tem, em sua maioria, ferramentas diversas que possibilitam ao síndico e moradores de um condomínio uma melhor comunicação, além da possibilidade de pagar contas e manter o controle delas, de maneira individual. Esses softwares oferecem também recursos para a realização de uma assembleia virtual.

Software de gestão hoteleira

Da mesma forma, os programas de gestão hoteleira também estão se espalhando em meios de hospedagem, como hotéis, pousadas e agroturismos, que permitem gerenciar as reservas dos clientes com precisão matemática, mesmo ao longo dos anos.

Software de gerenciamento de loja

O mundo do comércio não tem menos necessidade de software de gestão de lojas; a gestão de estoques em armazém, preços e descontos relacionados, devoluções e muito mais pode ser seguido por um bom programa de gestão.

Softwares de gerenciamento de produção

Mesmo no mundo industrial, a produção pode ser gerenciada por meio de software de gestão; com ele você pode gerenciar suprimentos, operações de produção e tudo que gira em torno da produção.

Portanto, ter um software de gestão não é apenas uma forma de economizar trabalho. Em última análise, é uma forma de melhorar o seu trabalho e torná-lo ainda mais lucrativo.

Deixe um comentário